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Esta semana: e-Learning  
Newsletter n.º 3   14 Fevereiro 2005 
 
 

Universidades Corporativas

O ambiente empresarial absorveu ao longo dos anos os tradicionais moldes de aprendizagem e incorporou-os nos seus programas de formação e desenvolvimento. Numa altura em que estes padrões são seriamente questionados em função das novas exigências, é natural que as empresas estejam a rever os seus objectivos, metodologias e infra-estruturas de educação corporativa.

 

Subjacente a esta revisão está uma profunda mudança de paradigma, de modo a instaurar uma filosofia de educação permanente, pautada nas estratégias organizacionais. As universidades corporativas, baseadas nos pressupostos de educação à distância e e-learning, surgem como uma resposta para esta mudança.

Tradicionalmente, o processo de educação dentro das organizações era considerado (e em muitos casos ainda é) uma função do departamento de recursos humanos, mais precisamente, da área de formação e desenvolvimento. À medida que cresce a consciência de que a educação é um processo contínuo e não um evento isolado, a educação corporativa ganha força nas organizações.

Educação corporativa

A "educação corporativa é a utilização de sistemas educacionais que visam o desenvolvimento de atitudes, posturas e habilidades, e não apenas o conhecimento técnico e instrumental dos colaboradores de uma organização, tendo como objectivo final a consecução dos objectivos de negócio" (Eboli).

Para Meister, a educação corporativa tem por finalidade o desenvolvimento e educação dos colaboradores, clientes e fornecedores, visando atender às estratégias empresariais. O objectivo da aprendizagem corporativa é desenvolver meios para alavancar novas oportunidades, entrar em novos mercados, criar relacionamentos mais profundos com os clientes e impulsionar a organização para um novo futuro.

Das necessidades de educação corporativa surgem as universidades corporativas. Neste caso, a questão não está propriamente no nome, mas antes no enfoque. O enfoque da universidade corporativa é o processo de aprendizagem permanente dentro da organização, ao invés da aprendizagem centrada em eventos definidos e realizados em locais físicos predeterminados, visando o desenvolvimento de qualificações isoladas (Meister).

O surgimento e a importância da universidade corporativa

O conceito de universidade corporativa é relativamente novo e está quase sempre associado às possibilidades da educação à distância dentro do ambiente organizacional, sem descartar necessariamente as formas de ensino presencial. Steil defende que as definições de universidade corporativa não seguem um consenso, indo desde "centros de formação rebaptizados", até organizações que oferecem diplomas superiores, o que resulta em estatísticas não convergentes sobre o número de universidades corporativas em funcionamento.

Um outro autor (Franco), define universidade corporativa como uma actividade estrategicamente orientada para integrar o desenvolvimento das pessoas (enquanto indivíduos) com o desempenho esperado delas enquanto elementos de equipas, de modo a que todos possuam uma visão estratégica dos destinos da organização.

A universidade corporativa é o modelo mais comum na aplicação do conceito de educação corporativa. É um processo centralizado de soluções de aprendizagem com relevância estratégica para uma família de cargos ou funções e para as competências essenciais da organização. Convém sublinhar, no entanto, que este modelo não é estático.

A missão destas universidades é formar e desenvolver os talentos humanos na gestão dos negócios, promovendo a gestão do conhecimento organizacional (geração, assimilação, difusão e aplicação), por meio de um processo de aprendizagem activa e contínua. O seu principal objectivo é desenvolver e instalar competências profissionais, técnicas e de gestão consideradas essenciais para a viabilização das estratégias de negócio.

Os objectivos globais da universidade corporativa são os seguintes:

  • Difundir a ideia de que o capital intelectual será um factor de diferenciação;
  • Despertar nos talentos humanos a vocação para a aprendizagem;
  • Incentivar e estruturar actividades de autodesenvolvimento;
  • Motivar e reter os melhores talentos, contribuindo para o aumento da felicidade pessoal num clima organizacional saudável;
  • Responsabilizar cada talento pelo seu processo de autodesenvolvimento.

Além dos objectivos globais, existem três aspectos importantes que convém destacar relativamente às universidades corporativas:

  • O enfoque na aprendizagem, privilegiando a aprendizagem organizacional e fortalecendo a cultura corporativa (e não apenas o conhecimento individual);
  • O público alvo inclui os públicos internos e externos (empregados, prestadores de serviços e demais colaboradores, clientes, consumidores, fornecedores e comunidade);
  • Ênfase dos currículos. Existe um objectivo estratégico, concentrando-se nas necessidades do negócios e não exclusivamente nas necessidades individuais.

As universidades corporativas variam em função da cultura e das necessidades de cada negócio. Contudo têm alguns traços comuns. Por exemplo, oferecem oportunidades de aprendizagem que sustentam as mais importantes questões empresariais da organização. As universidades corporativas surgiram como instrumento estratégico de gestão da aprendizagem e do desenvolvimento dos colaboradores.

Por outro lado, uma vez que as organizações precisam que as pessoas aprendam o mais rapidamente possível, acompanhando a velocidade de geração de conhecimento do mundo actual, as universidades corporativas têm por objectivo alinhar as iniciativas de aprendizagem com a estratégia da organização, considerando a cultura organizacional, o contexto organizacional (produção, fornecedores e mercado) e as competências essenciais.

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