DGERT   APCER
Relações de compromisso

Sinfic no lançamento de rede de Centros de Treinamento e Formação Agro-Pecuário e Florestal


No passado dia 30 de Julho, no hotel Alvalade, em Luanda, teve lugar o seminário de lançamento oficial do projecto "Planeamento, Implementação e Funcionamento de Centros de Treinamento Agro-Pecuário e Florestal nas Províncias do Bié e do Kuanza Sul". O consórcio constituído pela Sinfic e pela Escola Superior Agrária de Coimbra (ESAC) está a desenvolver este projecto promovido pelo Governo de Angola e financiado ao abrigo do Programa Social e Humanitário (PSH). Como não poderia deixar de ser, dada a natureza do projecto, o Ministério da Agricultura é o parceiro privilegiado. A abertura do seminário foi realizada por Sua Excelência o Sr. Secretário Geral do Ministério da Agricultura, José Rodrigues Prate Júnior.

Seminário

O projecto visa a construção de dois centros rurais para formação básica nas províncias do Bié e do Kuanza Sul. Os destinatários da formação são jovens, camponeses, desmobilizados e técnicos de base.

Para além do Ministério da Agricultura, a execução deste projecto contará ainda com a importante participação da Secretária de Estado para o Desenvolvimento Rural, do Instituto de Emprego e Formação Profissional, do Ministério da Educação, dos Governos Provinciais do Bié e Kuanza Sul e das associações e comunidades locais.

Seminário


Objectivos gerais do projecto:

 - Aumentar as capacidades das comunidades locais em contextos de grande potencial agrário;
 - Aumentar a mão-de-obra rural;
 - Formar, com base no ensino profissional, jovens com idade superior aos 16 anos;
 - Formar e reciclar, com base no ensino profissional, desmobilizados e comunidades camponesas locais;
 - Disponibilizar ofertas formativas complementares para técnicos do Ministério da Agricultura e Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural.

Objectivos específicos do projecto:

 - Contribuir para a formação integral de jovens e adultos, proporcionando-lhes preparação adequada para o exercício de actividades especializadas;
 - Desenvolver mecanismos de aproximação entre os indivíduos e as instituições do respectivo tecido social (económicas, profissionais, associativas, sociais, culturais);
 - Facultar aos formandos contactos com o mundo do trabalho e experiência profissional, preparando-os para uma adequada inserção socioprofissional;
 - Promover, conjuntamente com outros agentes e instituições locais ou nacionais, a concretização de um projecto de formação de recursos humanos qualificados que      respondam às necessidades do desenvolvimento integrado do país, particularmente nos âmbitos regional e local;
 - Facultar aos alunos uma sólida formação geral, capaz de os preparar para a vida activa e para o prosseguimento de estudos no ensino regular (ensino médio e superior).

Como já foi referido atrás, as entidades executoras do projecto são o Governo de Angola (entidade promotora), o PSH (cooperação na vertente da formação profissional), a Sinfic (empresa ligada aos sistemas de informação e consultoria), a ESAC (escola de formação agrária), e o Ministério da Agricultura (organismo central do Estado que tutela os vários aspectos do sector agrário e do desenvolvimento rural).

Contámos com a presença das autoridades políticas (Ministérios, Institutos, Embaixadas) e civis, o que resultou num evento de sucesso. 

Topo
Pesquisa
Agenda
Destaques