DGERT   APCER
Relações de compromisso

Solução Eye Peak na Internacionalização da Adicional Logistics


A Adicional Logistics é uma empresa de logística especializada em distribuição personalizada e logística diferenciada. A empresa tem 15 anos de actividade desenvolvida com entregas predominantemente business to consumer (B2C), posicionando-se como uma referência no sector e fornecendo serviços de qualidade às maiores empresas portuguesas de venda à distância, entregando em casa do cliente final as compras feitas por telemarketing, catálogo ou online. Complementa a sua oferta com serviços de logística para eventos e acções de marketing.

O objectivo perante cada cliente é construir uma solução totalmente adaptada à sua necessidade, suportanda em sistemas de informação robustos e flexíveis que permitem a implementação de cada uma das diferentes soluções. Esta personalização permite uma dedicação total aos objectivos de negócio dos clientes, complementando-os da melhor forma através da entrega física de produtos e de serviços.

Depois de uma actividade circunscrita ao mercado português, em 2008 a Adicional Logistics tomou a decisão estratégica de alargar a sua actividade ao mercado ibérico. Como referiu João Carriço, CEO da empresa, "a Península Ibérica é um espaço natural para a actividade da Adicional Logistics", dado que a actividade de muitas empresas será cada vez mais ibérica e não tanto exclusivamente espanhola ou portuguesa. Inclusivamente, João Carriço não fala de Portugal e Espanha, mas antes de regiões ibéricas. Nesse sentido, a empresa pretende actuar de igual forma no norte de Portugal ou na Catalunha, no Algarve, ou na Galiza, independentemente dos seus clientes solicitarem serviços apenas dentro de uma região ou ao nível de toda a Península Ibérica.

A estratégia da Adicional Logistics neste processo de expansão consiste em actuar directamente no mercado ibérico, pelo que tem vindo a adquirir empresas para concretizar esse objectivo. Actualmente conta no mercado ibérico com 85 pontos de presença, dos quais 26 são exclusivos da própria empresa.

A solução

Como a ideia da Adicional Logistics é prestar os mesmos serviços e implementar os mesmos processos logísticos em toda a Península Ibérica, a solução Eye Peak tem estado no cerne desta estratégia de internacionalização. A possibilidade multi-língua desta solução tem sido uma característica importante.

O Eye Peak é uma solução de gestão multi-armazém e multi-site (com possibilidade de sincronização entre vários servidores WMS), além de permitir a definição física do armazém. Outro aspecto importante desta solução é a possibilidade de estabelecer interfaces com toda a cadeia de fornecimento (importação, clientes e fornecedores).

A solução Eye Peak responde às necessidades de gestão de artigos, acompanhamento de todas as operações (rastreabilidade), gestão de terceiros (clientes e fornecedores), gestão de encomendas, gestão de rotas, recepção, expedição, devoluções (de fornecedores e a clientes) e gestão das operações. Todas as actividades de armazém, desde a arrumação ao picking, passando pela reembalagem, kitting, inventário, ou transferência entre armazéns, estão contempladas nas funcionalidades do sistema de gestão de armazém Eye Peak.

 

Topo
Pesquisa
Agenda
Destaques