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Resultados do Projeto PEGSS

05-10-2015

No âmbito dos projetos cofinanciados pelo programa COMPETE, a SINFIC desenvolveu entre 2011 e final de 2014, uma solução orientada à governação das organizações, cuja apresentação foi feita em Julho de 2015. O foco desta solução assenta na melhoria  da performance e dos resultados; alicerçada na capacidade de orquestrar em tempo útil as atividades e decisões dos níveis operacionais e táticos da organização, e avaliar com base em valores mensuráveis a execução dos objetivos estratégicos, apresentando os respetivos indicadores em dashboards.

Face à visão definida para o projeto e partilhada com a equipa, o primeiro desafio que se nos colocou foi o desenho de uma arquitetura modular e escalável, para responder por um lado à abrangência que se pretendia e por outro ao nível de especialização e de detalhe que era necessário endereçar, como por exemplo, ao nível operacional com a execução dos processos.

Ao nível das especificações técnicas concretizaram-se 3 (três) grandes desafios que fizeram a diferença na solução final:

  • Desenhar e especificar um motor de dashboards que permitissem aos utilizadores funcionais construir, disponibilizar e consumir informação em tempo real sobre o seu negócio, leia-se os seus objetivos, indicadores e processos de negócio;
  • Desenho dinâmico de dendogramas em interfaces web, que permitem aos utilizadores de negócio analisar os seus indicadores/objetivos numa perspetiva de causa-efeito;
  • Estabelecer as bases técnicas para a implementação de um metodologia que permitisse de uma forma coerente interligar os seus objetivos e metas, à monitorização e execução dos processos; tendo para isso sido definida uma abordagem de desdobramento em cascata, suportadas pela técnica de dendogramas.

Desde o início do projeto definiu-se também que toda a solução seria web-based.

Para a estabilização da arquitetura e para a seleção da tecnologia a utilizar no desenvolvimento do software, a equipa técnica da Sinfic trabalhou de forma próxima com a equipa técnica do INOV; tendo sido analisadas e testadas várias tecnologias; até identificarmos a tecnologia que nos permitiu dotar o software da flexibilidade de interfaces que considerávamos ser diferenciadora. A titulo de exemplo, foram utilizadas como tecnologia em termos de:

  • Interfaces – KendoUI, ANGULARJS, SPRING, JavaScript, JointJS, NVD3, Bootstrap;
  • Componente servidor – MySQL, Java, Hibernate.

Para avaliação e teste do software desenvolvido foi realizado um piloto internamente na SINFIC, que teve entre outras áreas abordadas a central de compras, os seus processos e os objetivos de controlo e monitorização do negócio. Para o piloto foram:

  • Definidos e criados os objetivos estratégicos da Sinfic para esta área;
  • Definidos e implementados os processos de compras desde a colocação da necessidade até à receção e validação da fatura de fornecedor; incluindo os fluxos de autorização da despesa;
  • Construído o dashboard para monitorização dos objetivos, contendo indicadores como sejam, Tempo Médio Colocação Encomenda, Volume Compras realizadas vs. Previsto, Prazo Médio de Pagamento e Top 5 Fornecedores (condições acordadas vs. cumprimento).

A execução deste piloto permitiu à equipa melhorar a sua sensibilidade para algumas dificuldades de implementação do software no terreno, tanto em termos técnicos como de usabilidade; tendo permitido construir um roadmap de suporte para o futuro desenvolvimento do software, com vista à sua produtização e posterior comercialização. Para apoiar este percurso, temos vindo a realizar também demonstrações do software aos nossos parceiros, avaliando do seu interesse em representá-lo e aproveitar também para recolher os seus contributos para a melhoria do mesmo.

O culminar deste projeto aconteceu no evento de disseminação realizado em Leiria, no dia 10 de Julho de 2015, onde contamos com a presença de parceiros e convidados, para a apresentação dos resultados alcançados ao longo de mais de 2 anos de trabalho, para as equipas da SINFIC e do INOV.

 

Nota: Revista à data de 10/5/2015


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